É um software adoptado por
bibliotecas universitárias e públicas nos Estados Unidos e Canadá. Algumas
bibliotecas têm investido no aprimoramento deste programa baseados na Web 2.0.
A sua história começou em 5 de
Setembro de 2006 quando 260 bibliotecas públicas da rede Geórgia PINES migraram
ao catálogo único compartido denominado Evergreen.
Em só três anos experimentou
um crescimento impressionante em 8 estados norte-americanos e tem
presença em 4 países (EUA, Índia, Canadá e África do Sul).
Este
sistema emergiu do consórcio de bibliotecas públicas do Estado da Geórgia, nos
EUA, o Georgia Public Library Service (GPLS). Entre outros serviços, o GPLS
mantém uma plataforma comum para a automatização em rede das bibliotecas públicas
do estado, a PINES (Public Information Network for Electronic Services).
Esta rede abrange actualmente mais de 285 bibliotecas, permitindo o acesso a
mais de 10 milhões de documentos (Georgia Public Library Service, 2009). O
PINES foi lançado e desenvolvido, desde 1999 até 2005, tendo como base o Unicorn,
um SIGB proprietário mantido na altura pela Sirsi (SirsiDynix,
desde 2005). No entanto, o consórcio anunciou, num comunicado datado de 2004, a
intenção de não renovar o contrato, uma vez que o sistema não possuía as
características necessárias, em termos de flexibilidade e escalabilidade, para
assegurar o futuro crescimento da rede (Georgia Public Library Service, 2004).
O Evergreen
foi, então, desenvolvido a partir desse ano, sendo implementada no PINES a
primeira versão em Setembro de 2006, contendo apenas módulos de catalogação e
circulação, um OPAC e suporte para o auto-empréstimo e outros serviços (Evergreen
development roadmap, 2008). A versão estável mais actual, Evergreen 1.4,
introduziu opções avançadas de administração do sistema, suporte para
internacionalização e localização, entre diversas funcionalidades. A próxima
actualização, 1.6, contará já com módulos de aquisições e gestão de séries,
estando previsto o lançamento da versão 2.0 para o ano de 2010 (Evergreen
development
roadmap, 2008).
Característica
do Evergreen 1.4
ü Ambiente de programação Perl;
XULRunner;
ü Sistema de Gestão de Bases de
Dados PostgreSQL;
ü Servidor Web Apache;
ü Cliente-Servidor: O acesso ao
cliente requer a instalação de um programa;
ü Principais módulos funcionais
Circulação, Catalogação, OPAC.
Este
projecto tem demonstrado grande actividade nos últimos três anos, não só com a
introdução de funcionalidades, mas também com a resolução de defeitos em cada actualização.
As suas comunidades têm-se revelado activas nas listas de discussão, verificando-se
ainda actualizações frequentes na documentação. A equipa de desenvolvimento que
originalmente concebeu o sistema formou, em 2007, a Equinox Software,
uma empresa especializada no Evergreen.
Capacidade
Apesar
do Evergreen ter sido concebido para a gestão de grandes redes de Bibliotecas
públicas, existe pelo menos uma instalação conhecida numa biblioteca Universitária:
a Robertson Library da University of Prince Edward Island, no Canadá.
De acordo com os dados disponíveis, este serviço gere mais de 372 mil livros e
21 mil periódicos em todos os suportes. O serviço manteve até 2008 o Unicorn,
tendo efectuado nesse ano a migração para o Evergreen, recorrendo para
tal aos serviços da Equinox Software.
Vantagens
O Evergreen
tem como pontos fortes:
ü A Circulação e, a um nível
inferior, a Descrição da Informação;
ü No que diz respeito à Circulação,
as suas funcionalidades incluem a tradicional gestão dos empréstimos (incluindo
renovações, reservas e devoluções);
ü O envio automático de avisos de
multa (e pré-avisos);
ü A gestão dos fundos recebidos nos
balcões de atendimento;
ü A circulação de itens
não-catalogados;
ü O controlo offline (não em
linha) da circulação, e
ü O suporte para identificação por
radiofrequência (RFID), permitindo o auto-empréstimo através do protocolo SIP2;
ü O sistema permite contabilizar a
consulta local de documentos, aplicando-se a obras de referência e aos
restantes documentos fora do circuito dos empréstimos.
Na
Descrição da Informação estão incluídas funcionalidades essenciais como:
·
A criação de registos bibliográficos, a validação dos registos, a
inclusão de documentação
para
MARC;
·
A edição dos exemplares e o controlo de autoridades.
·
O sistema permite a impressão de etiquetas para a lombada dos
documentos e código de barras.
Desvantagens
ü Todavia, não possui uma folha de
recolha completa, com todos os campos MARC, e o processo para criar folhas
personalizadas implica a manipulação de ficheiros em XML;
ü O Evergreen não possui verificador ortográfico e não
permite a detecção de registos duplicados;
ü Apesar da importação de registos
ser possível através do protocolo Z39.50, o sistema
não
permite que esta tarefa se realize através do OAI-PMH. No entanto, esta é uma
lacuna que abrange a totalidade dos sistemas.
ü Tal como nos restantes sistemas,
não é possível enviar notificações automáticas por telefone aos utilizadores,
nem realizar empréstimos de documentos reservados por períodos inferiores a um
dia;
ü
O sistema não possui um módulo de reservas académicas, destinado à
reserva de obras
para
alunos de certas cadeiras, uma falha que também é comum aos restantes sistemas.
O Evergreen
apresenta um nível funcional um pouco abaixo da média no que diz respeito à
Administração. Embora exista uma interface gráfica para a configuração das políticas
do sistema e gestão das permissões, o sistema é demasiado rígido na parametrização
dos registos e índices e na modificação das interfaces. O Evergreen possui
ferramentas que facilitam a importação/exportação de registos bibliográficos e
de autoridades, mas não de utilizadores. Tal como nos restantes sistemas, não é
possível monitorizar a produtividade dos técnicos através da indicação, nos
registos, de quem desempenhou as diversas tarefas do circuito documental.
Relativamente
à Pesquisa e Acesso, é possível optar por diversas estratégias, desde a
pesquisa simples à avançada, existindo algumas limitações na utilização de
operadores booleanos e da opção de truncatura. Apesar de possuir
funcionalidades avançadas na ordenação dos resultados, incluindo a ordenação
cronológica e por relevância, o sistema não permite a exportação de registos,
nem o seu envio por correio electrónico. Tal como na generalidade dos sistemas,
os utilizadores podem aceder a uma área própria, mediante uma palavra-passe (password),
para visualizar o seu histórico e efectuar reservas e renovações em linha.
Quanto
às funcionalidades de nova geração, o OPAC permite a visualização das capas dos
documentos e a navegação no catálogo por facetas e por cota e prateleira,
visualizando a organização física da colecção. No entanto, o sistema não possui
pesquisa federada e não possibilita a escolha da língua da interface. Tal como
na generalidade dos sistemas avaliados, não é possível o acesso no catálogo a
objectos digitais, sendo apenas possível a inclusão de ligações para a Web.
Em
termos globais, a principal lacuna do sistema é a ausência de módulos para
gestão das Aquisições e das Séries. No entanto, a sua próxima actualização
contará com a introdução destes módulos, sendo previsível a sua rápida evolução
nas próximas versões.
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