28 outubro 2011

ABCD

   ABCD (Automação de bibliotecas e centros de documentação)   
É uma aplicação WEB, Open Source e multilingue de gestão de bibliotecas que compreende as principais funções de uma biblioteca: aquisição, catalogação, empréstimo e administração de bases de dados. Inclui inclusive um módulo avançado de empréstimos chamado de EmpWeb.
 
O ABCD é um sistema orientado à automação online na Web dos processos, fluxos de trabalho, funções, produtos e serviços de informação de bibliotecas, centros de documentação e informação. O ABCD pertence à família ISIS de software para o armazenamento e recuperação de informação textual e estruturada, com foco em fontes de informação bibliográficas e serviços associados.
É um desenvolvimento promovido e coordenado pela BIREME, com o apoio da VLIR que conta com a colaboração de diversas pessoas de diversas instituições e países.
O desenvolvimento cooperativo do sistema ABCD (Administração de Bibliotecas e Centros de Documentação) da família ISIS de software teve um impulso notável com a realização da segunda oficina de avaliação técnica que ocorreu em Buenos Aires, Argentina, entre os dias 1 e 4 de Setembro de 2009. O evento contou com a participação de especialistas da América Latina e Europa. A primeira oficina foi realizada em Bruxelas, Bélgica entre os dias 17 a 27 de Março de 2009.
         
O projecto ABCD foi apresentado publicamente pela primeira vez por ocasião do 8º Congresso Regional de Informação em Ciências da Saúde (CRICS8), no Rio de Janeiro, em setembro de 2008. A proposta da versão 0.1 foi aprovada pelos mais de 150 participantes presentes, representando 31 países de quatro continentes. O passo seguinte foi a publicação pela BIREME, no mês de agosto de 2009, da versão 0.8.5.
Vantagens
ü  Integra aplicações para a automação online de funções de criação e gestão de bases de dados com protocolos abertos de interoperabilidade na Web;
ü  Catalogação de documentos de uma coleção;
ü  Importação e exportação de registros, aquisições, módulos básico e avançado de empréstimos, estatísticas;
ü  Controle de publicações seriadas;
ü  Criação, configuração e gestão de sites online, catálogo público online com sistema de busca avançado.

Caracteristica
·         É multilíngüe, generalizado e configurável, com capacidade de atender a automação de todo tipo de biblioteca e centros de documentação.


Para utilizar o ABCD é necessário:

- Windows ou Linux

  • Apache 2.2.x
  • PHP 5.2.x
  • YAZ
  • Mysql 5.1 ou mais novo (Apenas para EmpWeb)
  • Java 1.5 (Apenas para EmpWeb em Linux)
 Para instalação Windows estão disponíveis dois tipos de pacotes: Instalação assistida (Wizard) ou não assistida (zip).
Todos os dois já incluem os pré-requisitos (Apache, PHP e Yaz) previamente configurados.
Já para instalação Linux os pré-requisitos não estão inclusos.
No caso de instalar o ABCD em uma máquina que já possua Apache e PHP pode resultar em conflito ou mal funcionamento do sistema.                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário